segunda-feira, 13 de junho de 2011

Wok...que som tem?

Cozinhar no wok é uma opção maravilhosa. Hoje, numa proposta bem consciente de que menos é mais, ter uma panela só é possível, desde que seja um wok. A panela asiática de fundo arredondado possibilita a propagação de calor de maneira uniforme, e é versátil: salteia, frita, ferve.


A receita do creme de abóbora e maçãs ao curry é para quatro pessoas, e a panela é um wok só: doure uma cebola e 2 dentes de alho numa ou duas colheres de manteiga ou ghee(*). Junte os temperos (1 colher de chá de curry, 1 colher de chá de garam masala(**), 1 colher de sopa de cúrcuma), a abóbora cortada em pedaços pequenos, umas duas xícaras, e duas maçãs, também picadas. Cozinhe, mexendo para que os temperos sejam bem incorporados. Junte umas 3 xícaras de caldo de legumes ( sim, claro, feito em casa), 2 folhas de louro. Deixe ferver e cozinhe até que a abóbora fique macia. Retire as folhas de louro. Bata no liquidificador até que a mistura esteja homogênea.


Sirva o creme de abóbora bem quente com uma colherzinha de creme ácido (o sour cream, mistura de creme de leite fresco com iogurte ou gotas de limão), salpique de salsinha e enfeite o prato com umas rodelinhas de ovo cozido. 


Carlos Monge foi um cozinheiro chileno (1954-2001) que inovou a gastronomia de seu país no começo dos anos 80, introduzindo novidades como o uso do wok, dos temperos indianos, da colorida variedade de legumes esquecidos ou desprezados pela cozinha tradicional, sempre com um espírito de improviso e uma concepção bem moderna de como incorporar as influências. Este seu creme de abóbora é, de certa forma, exemplar da cozinha que praticava: simples e inventiva. 


Eu quero propor um gesto de desapego e modernidade: comida boa e panelaço, agora, só se for com o som de um wok só.


(*) ghee: manteiga clarificada.
(**)garam masala: mistura picante, literalmente. Três paus de canela, 2 colheres de café de sementes de cardamomo, 1 de cravos e 1 de macis (ou 1/2 de noz moscada). Tudo tostado e moído. 

2 comentários: