quinta-feira, 2 de junho de 2011

A mais-que-perfeita mousse de chocolate




Prepare-se para aprender como se faz a mais-que-perfeita mousse de chocolate. Não preciso dizer que a ideia é mesmo passar ao largo da modéstia, falsa ou verdadeira.

Mousse é espuma. Com a atenção nessa qualidade, vou pegar 9 ovos caipiras, de galinha que namora galo, como diz Sonia Hirsch, se não me falha a memória na hora de dar o crédito.

Separo claras e gemas. As gemas, passo-as na peneira. Reservo as claras.

Derreto 450g do melhor chocolate meio-amargo que eu puder comprar. O ideal? Pelo menos, 58% de cacau. Pico o chocolate numa tigela e levo ao banho-maria, fogo apagado, porque chocolate é sensível aos excessos de calor. Acrescento 150g da melhor manteiga sem sal, em pedacinhos. Incorporo depois as gemas. Reservo.


Bato as claras em neve (acho lindo quando os portugueses dizem que batem-nas em castelo!), até que formem picos. É importante não ultrapassar esse ponto, que os franceses denominam bico de pássaro [fr.bec d'oiseau]


Junto uma xícara de açúcar para firmar as claras. E elas não podem esperar. Imediatamente junte-as ao chocolate, já acrescido de manteiga e gemas, em movimentos ascendentes. É coreográfico mesmo. E tem a função de não deixar a espuma cair. Simples, não? E imbatível. Receita da casa Lenôtre, seguida por todos os bastiões da melhor gastronomia francesa.


 Allons, enfants, le jour de gloire est arrivé! 

Um comentário: