segunda-feira, 6 de junho de 2011

Pesto & abobrinhas

Tem gente que só fala abobrinha. Aí é chato, mas atire a primeira pedra quem nunca fala!  Sou fã de umas abobrinhas de vez em quando, na medida, acho saudável na economia das conversas, senão fica tudo muito denso, pesado, só na cabeça.

Mas vou falar daquelas que interessam a todos, das que comemos: das abobrinhas verdes, miúdas, descendentes das zucchini italianas. Ficam ótimas com manjericão, e eu gosto muito de preparar um pesto clássico, de base.

Hoje, nesses tempos modernos,  tem pesto de tudo. Ou quase. Eu preparo o clássico, de manjericão, no alguidar com pilão, à moda antiga, mas pode ser no processador. Para 2 xícaras de folhas de manjericão, 2 dentes de alho (sem os germes, sabe aquele miolinho que faz o alho ser lembrado horas depois de ingerido? Eu os retiro sempre.), umas 2 colheres de sopa de pinoli (ou amêndoas, ou nozes, ou castanhas-do-pará, por que não?), 1/2 xícara de azeite, parmesão a gosto. Verifique o sal, que depende diretamente do tipo de queijo. Prefiro sempre o melhor ao meu alcance, nunca muito salgado. Reserve. É uma carta na manga.

Eu gosto das 1001 possibilidades de harmonização do pesto, porque uma simples salada caprese, a de tomate e mozzarella de búfala, pode só levar folhinhas de manjericão e azeite, mas agradece a chegada de um pesto, que também pode entrar como um boost na hora de uma rapidinha: a massa tipo penne, quente ou como salada, o risoto que pode depois virar o supplì al telefono, aquele croquete de arroz recheado de queijo mozzarella e cubinhos de tomate ou num sanduíche, numa pizza...

E tem o molho feito com abobrinha, que é muito gostoso. Numa panela, douro ligeiramente uma cebola picada. Junto as abobrinhas cortadas em rodelas oblíquas (certo, é um detalhe), acrescento folhinhas de manjericão e umas colheres de creme de leite fresco, uma rodada de pimenta-do-reino, sal. Retiro logo do fogo para que as abobrinhas continuem firmes. Misturo à  massa já cozida, pode ser espaguete ou penne, e ponho bastante queijo parmesão. Do bom, claro. Experimente. Pode dar o que falar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário