sábado, 11 de junho de 2011

Emagrecer é sopa!

Na cozinha, sou poliglota. Gosto de viajar por muitas culturas, enfiar a colher em cumbucas de todas as tribos. Conhecer os povos do mundo pelo que comem.



Outro dia, ao acaso, por curiosidade de viajante, comprei uma massa tostada, uma espécie de macarrãozinho kosher do tamanho de um grão de feijão. Fiz uma sopa de abobrinha (desculpa, de novo!) com pistou. Pra quem não está ligando o nome à pessoa, pistou é o pesto provençal, i.e., manjericão, alho, azeite, mas sem o parmesão, que caracteriza o pesto genovês. Ficou ótima. Refoguei uma cebola no azeite, juntei as abobrinhas cortadas em meias-rodelas, deixei dourar. Na falta de um bom caldo, acrescentei água. Fervi um pouco. À parte, cobri com  água fervente o ferfalaj. Bati no liquidificador uma parte da sopa, reservando uns pedaços de abobrinha para dar uma pinta com a massinha tostada. Juntei tudo, ao final, e coroei com uma colherada do pistou que chegava no centro de cada prato de sopa como a cereja por cima do bolo. 


Aproveitando o pistou, me lembrei da boa combinação de batata-doce e manjericão. A inspiracão, uma sopa que  o chef Thales faz na Bahia, com um refogado de cebola no azeite, a batata-doce pré-cozida, cortada em rodelas. Acrescento água, confiro o cozimento das batatas, e junto uma colher de pistou na hora de servir. 


As festas juninas e o clima convidam a tomar uma sopa
bem quentinha. E, mesmo sem ser dieta estrita, porque essas levam massinha e tudo, ou são feitas de um tubérculo engordativo, qualquer sopa se digere com facilidade, o que promove o processo de perda de peso. E, o principal, essas são saborosas. Acredite: assim, emagrecer é sopa!

2 comentários:

  1. essa sopa é ótima, recomendo!

    ResponderExcluir
  2. imagino que as duas sejam ótimas, mas a que já provei e recomendo vivamente é a sopa de abobrinha!

    ResponderExcluir