segunda-feira, 27 de junho de 2011

Coração mexicano, limão siciliano














Certa vez, fiz uma produção de 450 bolinhos,  embrulhados em papel-manteiga impresso com três textos de teatro, entre eles Le Sicilien, de Molière(1667), que envolvia, naturalmente,  as delícias de limão siciliano. 
A cena reproduzida fala de ciúme, liberdade e astúcia feminina. 
  Parece que uma coisa evoca a outra.


As delícias de limão eram, na verdade, bolinhos à la Madeleine. A receita do Grande Dicionário de Alexandre Dumas manda separar as claras e as gemas de 10 ovos. Vou dar um desconto: pego 5 ovos. Sim, caipiras. Separo claras e gemas. Bato as gemas com 180g de açúcar, raspa de um limão e uma pitada de sal. Acrescento 1 xícara bem cheia de farinha de trigo. Incorporo a essa composição umas 125g de manteiga clarificada. Junto as claras bem batidas e misturo bem. Unto as forminhas de madeleine com manteiga derretida, asso-as em forno médio por 10 a 12 minutos e sirvo. Saídas do forno, na hora do café, são mesmo adoráveis. Vale também a versão em forma grande. 




Há uma outra receita, a de mousse de limão, que como todas as outras boas receitas de mousse de frutas, é trabalhosa, mas o resultado compensa.
Quando fazia essa mousse para festas e jantares, essa receita era um segredo bem guardado. Agora, compartilho
 1/2 xícara de açúcar, 4 folhas de gelatina dissolvidas em água gelada; raspas de limão branqueadas por 1 minuto em água fervente; 300g de merengue italiano; 500g creme fresco batido. Aqueço 1/3 do suco de limão com o açúcar. Fora do fogo, junto a gelatina, o restante do suco e as raspas. Acrescento o merengue(*) e, depois, junto o creme batido.

(*)Do merengue italiano: levo ao fogo 3 xícaras de açúcar com uma de água. Faço uma calda em ponto de fio. Bato 6 claras em neve. Despejo sobre elas a calda, com a batedeira ligada, e continuo batendo até que o merengue esteja firme e homogêneo.


O limão siciliano é bem perfumado, menos ácido que o tahiti, que pra nós é o mais comum, o limão verde.



Com abacate, gosto que o limão confira mais sabor e menos acidez. Vamos ao guacamole. Se possível, com o siciliano. 
Tiro a casca de um bom abacate, amasso no alguidar de pedra, sem deixar que vire um creme, e rego com o caldo de um limão. Corto uns 2 tomates em cubinhos, sem as sementes, 1/2 cebola roxa. Junto folhas de coentro e algumas gotas de tabasco. Para comer com tacos, tortillas. Dou preferência ao Garytos, que tem menos corante e menos sal que o Doritos. Ou faço torradas com pão árabe.   







                                                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário