quinta-feira, 28 de julho de 2011

Menu pra turista







Sei que cozinhar é viajar. Na nossa própria terra ou bem longe dela. Hoje, a proposta é dar uma voltinha. Quem serve de guia são três famosas cozinheiras francesas, conhecidas como Soeurs Scotto, que chegaram muitas vezes a uma fórmula eficientíssima. Suas receitas são sempre criativas, saborosas, práticas.


Inspiradas numa receita indiana, criaram essa espécie de moqueca de camarão e legumes superfácil de fazer, e deliciosa. 


Para os que me conhecem e sabem que não como camarão, por mil razões, esclareço que a versão vegetariana - simplesmente suprimindo os crustáceos - é excelente. 


A receita original leva um quilo e meio de camarões médios, limpos; umas 4 batatas, 500g de ervilhas congeladas (Bonduelle), 3 tomates sem pele e sementes, cortados em cubinhos, leite de um coco (em último caso, uma garrafinha de leite de coco industrializado), 2 colheres de sopa de curry em pó, folhinhas de manjericão fresco.


Dissolvo o curry num pouco do leite de coco, deixo levantar fervura. Acrescento o restante do leite de coco, junto os camarões. As batatas cortadas em gomos, ponho em água fervente com sal, até que fiquem praticamente cozidas. Mergulho as ervilhas por uns 3 minutos, também em água fervente. Escorro. Junto as batatas e as ervilhas aos camarões. Junto os tomates, tempero com sal e pimenta. Assim que os camarões perdem a transparência, desligo o fogo. Salpico de folhinhas de manjericão. Se a versão for vegetariana, é bom ficar de olho para que os legumes fiquem cozidos, mas firmes.


Para acompanhar, um arroz basmati. Fecha. 






De sobremesa, vale uma tigelinha de frutas e creme com calda de manga. As frutas podem ser as da estação. Um mix. Para a calda de manga: 1 manga cortada em pedaços pequenos e 2 xícaras de chá de jasmim. Cozinho a manga no chá, por uns 30 minutos. Bato no liquidificador e passo pela peneira. Reservo na geladeira.


Para o creme, de fato um crème brûlée: 10 gemas batidas com 1/2 xícara de açúcar, acrescento 2 xícaras de creme de leite fresco e cozinho em banho-maria, como se fosse um mingau, mexendo sempre. A mistura deve dobrar de volume. Quando estiver cobrindo a colher de pau, está no ponto. Deixo esfriar.


No fundo do copo, as frutas tropicais. Por cima, o creme. Polvilho o creme com açúcar cristal e passo o maçarico. Cubro com pedacinhos de fruta, uma folhinha de hortelã, e sirvo a calda de manga à parte.




Alguém tem um mapa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário