sábado, 9 de julho de 2011

Frio, botas e caciocavallo





Faz um frio anormal, e o balneário carioca se enche de agasalhos. Eu calço logo as botas. Se é pra passar frio, vamos aproveitar e usar um modelito à inglesa.


É hora de abrir as refeições com uma boa sopa, completar com uma massa al dente, finalizar com uma sobremesa de recompensa... Vale quase tudo.


A sopa vai ser um creme de cenoura com petits pois. Ervilhas frescas e cenouras compradas hoje na feira da Gávea, na barraca do Adilson (cel.21 9996-7317). As verduras e legumes são de ótima qualidade, e é lá que eu me abasteço.


Adilson


Cozinho as cenouras com pouca água, numa panela de fundo grosso. Ponho sal quando já estão cozidas e bato no liquidificador com 1 dente de alho e 2 colheres de sopa de óleo de gergelim. Junto os petits pois ao creme beeemmmmmm quente. Cozinham só nesse susto. Ao final, uma pitada de cominho em pó. Os perfumes quentes do gergelim e do cominho dão um toque especial.


E o caciocavallo? É um queijo de leite de vaca, curado, originalmente feito com leite de jumenta. Talvez um primo do provolone. O spaghetti cacio e pepe é feito de 4 ingredientes: o queijo, que pode ser o pecorino, a pimenta-do-reino preta, a massa e a água de cozimento. O ideal é ralar o queijo - cacio ou pecorino - no ralo grosso. Cozinho a massa al dente, de preferência uma massa longa, misturo a massa quente ao queijo com umas duas conchas da água de cozimento, e bastante pimenta-do-reino moída na hora. E aí temos o cacio & pepe, uma instituição italiana.


Se bebem, um bom tinto, por favor.




Para completar, e pegar mesmo pesado, petits pots de crème au chocolat. Tradução: um potinho com um creme gelado, mas bem mingauzinho. Sobremesa pra regredir mesmo.
Depois, é pegar a chupeta e ir pra cama.


Levo 2 copos de leite para ferver com 1/2 xícara de açúcar, um pedaço de casca de laranja, os grãos de 3 favas de cardamomo e uma colher de sopa de mel de flor de laranjeira. Desligo o fogo e deixo a infusão incorporar os perfumes, panela tampada. Enquanto isso, derreto 160g (um tablete grande) de chocolate meio-amargo (55% a 60%) com uma colher de sopa de café forte. Pode ser um expresso dos bons.






Acrescento 4 gemas, uma a uma, fora do fogo. Quando a mistura de chocolate está  firme, vou despejando o leite quente até ficar uma composição bem lisa. Levo ao fogo para engrossar, mexendo sem parar. Passo por uma peneira fina e distribuo o creme em potinhos ou ramequins ou xícaras de café. Deixo esfriar. Ponho para gelar por umas 5 horas, pelo menos. E tiro da geladeira uma meia hora antes de servir. Eu adoro. Tem um toque turco, com a mistura de café e cardamomo, e a casca de laranja harmoniza o conjunto. Experimente.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário