quinta-feira, 21 de julho de 2011

Cogumelos estimulantes





Esqueça se pensou que vai rolar uma receita alucinógena!  


Sei que alguns indígenas do sul do México consideram os cogumelos sagrados; que na Sibéria, a espécie conhecida como mata-moscas é usada para prever o futuro...e muito doidão diz que fez viagens incríveis tomando chá de cogumelos. Alguns nem voltaram.  


Tenho interesse nos cogumelos comestíveis, nos que produzem um encantamento sem alteração da consciência. Aqui na nossa tenda não prometemos trazer o seu amor de volta em três dias, nem dizer se é mesmo essa a pessoa, mas garantimos que os cogumelos que chamamos champignons de Paris, associados ao manjericão, têm o poder de despertar as papilas e são um excelente estimulante. Nada mal...


Gosto de fazer essas delícias de cogumelo ao manjericão, uma receita simples de flan, mas infalível, quando sinto a imunidade baixar, a minha ou a dos outros, seja por estresse, paixão ou crise existencial.


Num wok ou frigideira grande, vou saltear os cogumelos picados num pouco de azeite e manteiga, com um dente de alho espremido. Fogo alto. Salpico de folhas de manjericão picadinhas. Reservo.


Pré-aqueço o forno. Numa tigela, bato 3 ovos inteiros com 200g de creme de ricota (acredite, o creme de ricota Tirolez não faz feio), uma colher de creme de leite fresco, sal, pimenta=do-reino, uma pitada de cinq épices [anis estrelado, cravo, canela, funcho e pimenta] e um punhado de nozes picadinhas (sempre passo pelo forno por uns 2-3 minutos qualquer castanha a ser utilizada porque realça o sabor, faz mesmo uma diferença).




Asso os flans por 30 minutos em forminhas untadas com manteiga. Espero esfriar um pouco e desenformo. À parte, levo ao fogo brando o suco de um limão com algumas folhas de manjericão. Vou acrescentando manteiga em pedaços, batendo sempre, até formar uma emulsão. Umas duas colheres de manteiga são suficientes. 


Rego cada flan com essa manteiga de manjericão, e espero acontecer as transformações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário