segunda-feira, 18 de julho de 2011

Bolo preto-e-branco





Amo chocolate. Esse bolo preto-e-branco é para quem tem a mesma paixão. 


Derreto 600g de chocolate meio-amargo com 200g de manteiga, em banho-maria. Calma, não precisa se assustar com esses números. Estou propondo um mimo de aniversário, não é pra comer todo dia! Todo dia, quem quer manter a forma toma sucos de vegetais, come frutas, sementes, grãos, verduras e legumes. Todo mundo sabe disso. A receita é pra hora do pecado mesmo.


Separo as claras e as gemas de 10 ovos. Os mais caipiras e mais frescos que encontrar. As gemas, misturo com 180g de açúcar, uma pitada de bicarbonato e 3 colheres de sopa de farinha de trigo. Bato vigorosamente. Misturo ao chocolate derretido com a manteiga. Bato as claras em neve, sem exageros. Incorporo-as à mistura de chocolate. Asso em forno pré-aquecido, em formas untadas e enfarinhadas, por 22 minutos, no máximo.


O recheio pode tomar muitos caminhos. Escolhi o que era mais simples: mascarpone ligeiramente batido com 1 colher de açúcar. Em noites de gala, o recheio seria também de chocolate, uma versão remix da mousse de chocolate. Uma geléia de frutas cítricas com uma bebida tipo Cointreau também fica super.


Para o glacê de cobertura, bato 3 claras em neve com um pouco de suco de limão e 300g de açúcar, em banho-maria, idealmente numa cul-de-poule, aquelas tigelas de fundo arredondado,  por 7 minutos. Uso uma espátula para cobrir o bolo com esse merengue.









Nenhum comentário:

Postar um comentário