quarta-feira, 6 de julho de 2011

Yes, cupcakes!







Yes, vamos falar de cupcakes! Em Portugal, posso apostar, estaríamos falando de queques [ingl.cake]. Aqui, para o bem e para o mal, nossa língua aceita acordos. Nem sempre de mão-dupla.


Hoje, em bom português, no Brasil, comemos bolinhos pequenos assados em forminhas de papel, a que chamamos cupcakes. Geralmente, coberturas mirabolantes enfeitam o topo desses bolinhos, e quase sempre me assustam. Coloridas, metálicas, essas criações da química moderna não me apetecem. 


Proponho uma versão comestível dos cupcakes...de chocolate, intenso, com duas opções de cobertura. 


Para os bolinhos: 50g de chocolate meio-amargo, derretido; 100g de farinha de trigo; 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio; 110g de manteiga; 200g açúcar mascavo; 1 ovo; 125ml de água fervente. Bato a manteiga em temperatura ambiente com o açúcar, acrescento o ovo. Junto o chocolate derretido e já frio, e vou, alternadamente,  acrescentando a farinha já misturada ao bicarbonato e a água fervente. Asso por 25 minutos. Deixo esfriar. Preparo a cobertura.

A primeira ideia é cobrir com uma ganache de chocolate: 200 ml de creme de leite fresco e 225g chocolate meio-amargo. Levo o creme ao fogo com o chocolate bem picado até que a mistura fique bem homogênea. Espalho a ganache sobre os bolinhos com as costas de uma colher e, a pedidos, salpico confeitos de chocolate ou castanhas moídas.


A outra cobertura que eu adoro é uma geléia de damasco diluída com um pouco d'água (mineral). No topo, pistaches ou castanhas-de-caju picados. 


P.S.: uma terceira sugestão de cobertura (a da foto) é o merengue italiano: levo ao fogo 3 xícaras de açúcar com uma de água. A calda deve engrossar até ficar em ponto de fio. Bato 6 claras em neve. Vou despejando a calda sobre as claras, sempre junto da borda da tigela, sem parar de bater. 
Quando escrevi, há alguns dias, a receita da mousse de limão(ver Coração mexicano, limão siciliano), disse em detalhes como se faz o merengue. Só pra confirmar. 




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário