quarta-feira, 13 de julho de 2011

Lassi de manga, geléia de pimentão e filés de pato com laranja.



Acordei com desejos de amarelo. Preparo um lassi de manga, pra começar bem o dia. Faz sol e eu recarrego as minhas baterias. Sim, são solares.

O lassi é feito com uma manga, um copo pequeno de iogurte, 1 colher de chá de mel e cubos de gelo. Bato tudo no liquidificador. Fica sensacional. E desde a alforria dos negros, não tememos misturar manga com leite...


Mais tarde, podemos pensar num sanduíche. Já preparei - prevendo o dia ensolarado - uma geléia de pimentão amarelo. Claudia, uma amiga brasileira-italiana, mezzo mezzo, já me serviu com ricota, mas acho que compõe uma bela dupla com o queijo de cabra.

Cozinhei 1 kg de pimentão, sem sementes e sem as membranas, em um pouco d'água. Fiz uma calda de açúcar a 30%, quer dizer, 30% de açúcar para 70% de água. Juntei à calda o pimentão cozido, já sem a pele. Deixei ferver até que a consistência fosse de uma marmelada. Acrescentei alecrim fresco nos momentos finais. Deixei esfriar um pouco e guardei num vidro escaldado.







Pego o melhor pão que tiver em casa. Corto ao meio e levo ao forno para tostar. Esfrego um dente de alho superficialmente sobre a torrada, espalho o queijo de cabra fresco por cima, e finalizo com uns caminhos de geléia de pimentão. Fica muito bom. Não temam: a geléia é suave, a digestão, tranquila.


Para a noite, pode ser que filés de pato com laranja fechem com chave de ouro o menu do dia. Transcrevo a receita que publicamos como parte do Cardápio D'Artagnan (extraídas do Grande dicionário de culinária, de Alexandre Dumas).


Retire os filés de três patos, faça cortes transversos e superficiais no lado da pele, e deixe-os marinar com cebola, salsa, pimenta em grão etc.; na hora de servir, ponha duas colheres de azeite numa frigideira quente, disponha os filés com o lado da pele para baixo, deixe uns dois minutos, vire-os do outro lado, corrija o sal e a pimenta. Sirva com o molho de laranja, que deve ser preparado da seguinte forma: faça um suco de laranja, coe e reserve num jarro de cerâmica; corte em duas as metades das laranjas das quais você fez o suco e retire toda a polpa; corte a casca em tiras fininhas e ponha na água fervente por um minuto, retire do fogo e escorra. Junte as cascas a um caldo de carne bem encorpado, com uma pitada de pimenta moída grosseiramente. Acrescente o suco de laranja e cubra os filés (magrets) com esse molho.









  



Nenhum comentário:

Postar um comentário