segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Tapas


 

 As melhores tapas do mundo ninguém esquece. E justiça seja feita: são espanholas, catalãs, bascas.


Adorei as que comi, em pé, com uma mistura saudável de gente em volta de mim, num ambiente cheio de vida, em Zaragoza, no Monumenta. Por alguns minutos, fui ao céu! Não era comida viva, mas era comida de gente viva, que ama, ri, dança, trabalha, pensa, come e bebe bem. A atmosfera da casa, a qualidade das tapas e do serviço, tudo era simples e de primeira. Fiquei mesmo encantada...  


As tapas são generosas porções individuais, mas sem os excessos que as transformariam em grosseria, e a variedade é incrível: cogumelos com alho, bacalhau grelhado com aïoli, chipirones[mini-lulas]a la plancha, grão-de-bico com presunto, muito jamón de belotta, berinjela com queijo manchego...e uns copos de vinho tinto honesto, encorpado, pra acompanhar.


Não sei dizer o que foi melhor. Sempre que tenho saudades desse tempo e desse lugar, preparo uns cogumelos salteados no azeite com um pouquinho de alho picado e salsa ou manjericão. Corto uma boa baguete em rodelas grossas, torro, e deixo a vida me levar...


Aproveite essa onda catalã e experimente uma receita do Pinocho, o rei das tapas da Boquería, em Barcelona: canapés de anchovas. Bater no liquidificador 1 abacate, 1 cebola, 1 filé de anchova, 2 colheres de sopa de salsa picada, 1 colher de sobremesa de concentrado de tomate (eu substituo por um tomate fresco, sem pele e sem sementes), 1 colher de azeite, 1 de vinagre de jerez, umas gotas de suco de limão. Cubra fatias de pão torrado com essa pasta e decore-as com um filezinho de anchova enrolado e uma azeitona preta. Sirva imediatamente.


Na falta de anchovas, uma boa alternativa é saltear umas rodelas de lula e distribuir os anéis sobre a pasta de abacate. Outra opção é fazer como um guacamole: só o abacate, os temperos, tomate e uma tapenade de azeitonas pretas como toque final. O jeito é ir experimentando novas combinações, correr o risco de errar ou ter uma sacada de gênio.  


A Casa Senra da foto não é nossa, mas o nome...A verdade é que eu gostaria de ter, em algum lugar do mundo, o meu bar de tapas. Quem sabe, um dia? 







Nenhum comentário:

Postar um comentário