quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Frugal, gostosa, sã : salve a caponata!

Pode até ser que soe como um sermão, mas não importa: não há saúde sem cozinha. Algumas pessoas dizem não ter tempo para cozinhar, comem sempre fora de casa, frequentemente uma comida que tem muito mais gordura, muito mais açúcar e sal, aromas artificiais...do que a que nós mesmos preparamos.  Esquecem-se que cozinhar para si próprio é a forma mais saudável de cuidar-se. Preparar o que gostamos e o que nosso corpo precisa é a melhor forma de apostar na nossa própria saúde. 


Há um provérbio indiano que diz: "Faça bem ao seu corpo para que sua alma tenha vontade de ficar." Acredito que a boa alimentação faz o corpo leve, a cabeça clara, o espírito em paz. E para a nossa alma querer ficar no corpo, vou propor uma caponata!


Berinjelas, umas duas grandes, cortadas em cubos, deixadas no escorredor salpicadas de sal, por uns 20 minutos, para que o sabor amargo seja eliminado. Depois, vou saltear em 3 colheres de azeite até que fiquem macias. Reservo.




No mesmo wok,  salteio uma cebola, também em cubos, até que fique translúcida. Em seguida, uns 4 talos de aipo. Junto as berinjelas e as cebolas ao aipo. Acrescento 3 colheres de sopa de alcaparras, um punhadinho de passas, 3 tomates em cubinhos, 1/3 de xícara de vinagre balsâmico, 1 colher de açúcar, sal, pimenta-do-reino moída na hora...cozinho por mais uns 45 minutos, em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Os sabores vão se misturar uns aos outros, quase num relacionamento amoroso. Sirvo com torradas feitas de triângulos de pão árabe, e enfeito com folhinhas de manjericão.   


Pensando bem, vou fazer logo a sugestão: que tal levar pro trabalho? Almoço gourmet na caixinha. 

Um comentário: