sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Sopas que curam



Falo do caldeirão dos caldos encantados, poderosos, imbatíveis. Mais para alquimia...E não eram alquimistas, os cozinheiros?




 
Eu amo sopas. Acredito no poder restaurador da sopa feita com bons produtos e respeito às características de cada ingrediente. Mais ainda, acredito na capacidade de transformação do alimento preparado com o coração leve e puro. É comida que cura,  corpo e alma. Mesmo para quem pensa que não tem alma...ou para quem não dá a mínima para o corpo.


Selecionei algumas que não são sopas-remédio, embora possam ser encaradas assim. De certa forma, vale lembrar o que disse Alexandre Dumas no seu Grande Dicionário de Culinária, a respeito de uma receita de caldo de galo: "é cozinha de farmacêutico, mais do que cozinha de cozinheiro"...


Essas sopas têm seu valor, sua função, seu mérito. São inspiradas em várias tradições, desde a macrô até a ayurvédica, cada uma com uma qualidade: umas são capazes de equilibrar energias, outras, humores ou sensações.




Hoje, a sopa é o prato principal. A base, o bom caldo. Numa postagem do mês de junho - "O que dá um bom caldo?" - passei os segredos. Em outro post, "Emagrecer é sopa", também de junho, falo de algumas possibilidades. 


As sopas, por serem predominantemente líquidas, não exigem do processo digestivo uma jornada de esforço. Para quem quer perder peso, substituir uma refeição por sopa já é meio caminho andado. Funciona mesmo. 


Vale dizer (ou lembrar?) que as sopas também devem ser tomadas no verão. A temperatura interna do corpo reconhece as sopas como confort food.  É verdade que as sopas frias valem por saladas, mas as que são servidas quentes preparam os sucos digestivos, os tecidos, avisam as células de que não há agressão a caminho. Para os que só acreditam vendo, ou comendo, recomendo a experiência.   


A partir de fevereiro de 2012, para quem não é muito chegado a arregaçar as mangas e encostar o umbigo no fogão, proponho uma cura: uma semana de sopas prontas, embaladas em copos individuais. Sete sopas, uma para cada dia! Quem se interessar pode pedir o menu de sopas da semana por email: senraygarcia@gmail.com , e encomendar o que mais apetecer.


As sopas já estão no meu caldeirão!













Nenhum comentário:

Postar um comentário