segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

French toast, pain perdu e rabanada são a mesma pessoa?





Alguns não podem com uma rabanada, quer dizer, se perdem por um bom pain perdu, outros deixam passar...Portanto, vale a máxima: gosto não se discute. E quanto à pergunta-já-resposta, sim, são a mesma pessoa. Fatias de pão dormido mergulhadas num leite perfumado com fava de baunilha ou licor, passadas no ovo batido com açúcar, fritas em boa manteiga derretida atendem pelos três nomes, dependendo da origem, controlada ou não. Podem vir acompanhadas de um creme, geléia, compota de frutas ou sorvete, quando são servidas como sobremesa, ou puras, em sua sagrada magnitude.


Mas, hoje, o pain perdu é outro. Vamos mudar o seu destino: fazer uma rabanada salgada, que vai ser toda a graça da nossa salada verde. O princípio, posto que a doce é nossa referência, será o mesmo. 


Escolho um bom pão, o melhor do pedaço. Corto em fatias grossas. Bato uns 2 ovos frescos, bem caipiras, com ervas. Hoje, uso as secas: segurelha e cebolinha. Sal e pimenta-do-reino moída na hora. Mergulho as fatias de pão na mistura de ovos e ervas e frito-as num pouco de azeite. Bem pouco.


Faço um vinagrete com 6 colheres de azeite, 2 de suco de laranja, 1 colher de chá de mostarda, 1 colher de chá de mel, sal e pimenta. 


Já na saladeira, com o mix de folhas a postos, rego a salada com o vinagrete de laranja, disponho as rabanadas sobre as folhas, salpico com lascas de um bom parmesão...e penso que nem tudo está perdido! 












Nenhum comentário:

Postar um comentário