quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Caramba, carambolas!



Não é sempre que encontramos, tampouco assim na nossa rua, pendendo dos galhos. Pra quem tem sorte...acontece uma vez na vida. 


E quem não tem carambola, caramba, faz de qualquer outra fruta, mas faz.


A ideia é coroar um jantar com uma sobremesa leve, fresca, sutil. Mousse de carambola é tudo isso, e mole de fazer: primeiro, cortei as carambolas em estrelas (a forma é linda e já deixa todo mundo pra cima, sonhando com um céu perfeito, astros a favor, ventos favoráveis). 


Fiz uma calda de açúcar com 1 xícara de açúcar para 3 de água pura, que se não se pode buscar na fonte real, vale a mineral do mercado. Ali, fervi as estrelas, adicionando um anis estrelado e dois cravinhos. A calda fica perfumada, discretamente aromatizada. 


Bati umas 6 claras em neve, até formar picos. Fui vertendo a calda fervente pelas paredes da tigela, sempre com a batedeira ligada, em velocidade média. Está pronto o merengue italiano.


Segundo passo: misturei uma xícara de mascarpone com uma xícara de creme fresco, batendo ligeiramente, para que fiquem bem incorporados e aerados. 


Dissolvi 2 colheres de chá de gelatina agar-agar num pouco d'água fria e levei ao fogo até que ficasse morna. Juntei à mistura de mascarpone, com gestos amplos e ascendentes. Está pronta a mousse.




Servi como recheio de um mil folhas, com as estrelinhas de carambola entre uma camada e outra. Ficou delicado e delicioso.


P.S. A massa do mil folhas, folhada como sugere o nome, não é um bicho de sete cabeças. Há formas simples de prepará-la, e com resultados bem simpáticos. Basta não ter medo da sombra ou ter mesmo o espírito da aventura e da labuta.  


Anotem aí: 500g de farinha de trigo peneirada; 300g de manteiga; pitada de sal; 1 xícara de água fria; 80g de manteiga derretida.  Misture a manteiga derretida, água e sal. Derrame sobre a farinha, e bata até que forme uma massa homogênea e firme. Forme um quadrado, embrulhe em filme plástico e deixe na geladeira por 2 horas.
Polvilhe a superfície de trabalho com um pouco de farinha e abra a massa com 1cm de espessura. A manteiga, também formando um quadrado menor, com a adição de um pouquinho de farinha, é colocada sobre o pedaço de massa. Agora, dobre a massa sobre a manteiga, como um envelope, e vá abrindo a massa com um rolo de pastel até obter uma "folha" de uns 9mm. Ponha num tabuleiro, polvilhe com açúcar, cubra com papel manteiga e, por cima, ponha uma placa ou uma grade. Asse por 25 minutos, a 180 graus. 
Dá trabalho, mas os louros da vitória também!   

2 comentários:

  1. Sandra ,quando voltar ao Brasil e se as minhas caramboleiras, sim me apropriei delas ainda mudas miudas ,plantadas pelo seu Moacir ,meu pai querido)tiverem dado frutos na minha ausencia,acho dificil pois elas sofrem com isso,Hahahahaha,vou experimentar sua receita .Mas o q eu gosto mesmo e come-las no pe e usar o suco pra tirar manchas ,de quase tudo ,nas roupas.Bjs ararenses.Marucia

    ResponderExcluir
  2. Marucia, ter caramboleiras não é pra qualquer um! continue comendo no pé e experimenta fazer a mousse de outra fruta. pra mim, foi porque a ocasião fez o ladrão. beijos piracanguenses, Sandra.

    ResponderExcluir