sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

É made in china, e é bom!!!







O segredo dos magros, dos magros com saúde, bem entendido, está no equilíbrio perfeito do yin e do yang. Mesmo quando o magro nunca ouviu falar no conceito da medicina tradicional chinesa...


Pra quem não quer muitos detalhes, mas se ligou na ideia, o resumo: vamos comer os cinco sabores balanceados, amargo (vinagre, cacau, vinho, casca de limão e tangerina, cúrcuma), ácido (vinagre, azeitona, suco de limão), doce (mel, açúcar cristal, coco), salgado (algas, molho de soja, missô, sal marinho) e pungente (gengibre, alho, cebola, pimentas, ervas), em refeições que componham-se de 10% de carnes e 90% de vegetais, e uma boa quantidade de arroz fumegante.  


A dieta chinesa, ao considerar os cinco sabores e a harmonia entre eles, e ao reconhecer que cada alimento tem uma qualidade a ser realçada, resulta numa profusão de cores, numa variedade incrível de sabores, usando pouca gordura, nenhum laticínio, quase nenhum alimento processado. É a cozinha do dia, do que está disponível na feira.  


Num wok (de ferro) bem quente, com pouco azeite, passo tirinhas de carne, frango ou pato. Reservo. Acrescento mais um pouquinho de azeite e refogo os vegetais, em fogo alto: acelga, cenoura, cebola, repolho, cogumelos, pimentão, gengibre picadinho, cúrcuma...o que vier. 


Junto um pouco de missô dissolvido em água quente, ou só água quente, ao final. É importante que o molho seja abundante. Acrescento mais água, sempre. Gosto que a base seja líquida.


Abaixo o fogo, deixo cozinhar uns minutinhos, para que os legumes não percam a textura firme. Salpico de cebolinha picada e gergelim preto e branco.


Sirvo com arroz sem sal, sem gordura, feito na panela elétrica, mas também fica ótimo cozinhar o arroz em água pura, numa boa panela de fundo grosso.




É bom, emagrece sem neurotizar, agrada aos olhos e à boca, e não aceita falsificações: TEM QUE SER FEITO NA HORA!


Pra acompanhar, chá verde. Muito chá verde, litros, porque acalma, restaura, purifica. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário