quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O que que o shiitake tem?



O shiitake, fora o sotaque japonês espalhado pelo globo inteiro, tem o quê? Muitos sais minerais, vitamina B, e um sabor que é umami! 


Talvez fosse oportuno dizer um sincero arigatô para o  descobridor do quinto sabor, o umami, presente nos caldos de carne, no molho de soja, nos queijos bem maturados, nos tomates e nos cogumelos. Dizem os decodificadores de sensações que é um gosto redondo, que enche a boca. Aceitemos essa premissa. 


Numa sopa de inhame com lâminas de cogumelo shiitake, à competência purificadora do tubérculo somamos a força de um tanque de guerra que é o shiitake. Contra os tropeços de um sistema imunológico que se sente ameaçado ou que reage mal e porcamente, por pura fragilidade constitutiva ou emocional, nada mais eficiente. Acredite, espere, e confie. Estou falando sério.


Mas, entretanto, como diriam os portugueses (ou como nós, enquanto isso), vamos ao fogão. Refogo num pouco de azeite uma cebola, junto o inhame descascado (uns cinco ou seis). Deixo alourar, e junto água ou caldo de legumes aos pouquinhos, até que o inhame esteja cozido. À parte, limpo os cogumelos com um pano, sem lavar para que não se encham d'água, corto-os em lâminas, levo-os ao fogo num wok pincelado de um bom azeite, junto 1/2 dentinho de alho, sem os germes inimigos da boa digestão, salpico uma salsinha. Reservo.


No auge da empolgação, ralo um inhame, na mandoline ou no velho e bom ralador de legumes que todo mundo tem, como se fosse batata-palha. Frito também no azeite, deixo escorrer o excesso num papel-toalha, como de praxe. E, à moda dos chefs da moda de todo o mundo, ponho as lâminas de shiitake no fundo do prato, que vai pra mesa só assim. A sopa propriamente dita chega num jarro e é despejada sob o olhar atento-atônito dos comensais. Por cima, à guisa de croûtons, vou salpicando a palha de inhame. Fica ótimo, é saudável e sacia!


Por falar em boa sopa, valendo pra quem - como Molière - vive de boa sopa e não de bela prosa, a seguir os dois menus (ver post "Sopas que curam")que a nossa Biblioteca Culinária passa a oferecer. Cada 'set' de sete sopas, R$135,00.

menu I:  détox (sopa de ervas); abóbora e maçã ao curry; velouté de batata e aipo; feijão-azuki; creme verde; inhame com shiitake; ervilhas com tomate e hortelã. 

menu II: détox (sopa de ervas); batata-doce com água de coco; abobrinha ao pesto; feijão-azuki; cenoura com gengibre; lentilhas; ervilhas com especiarias.


Das 7 sopas, a primeira vem para ser consumida imediatamente, as outras 6, congeladas. As porções são individuais. Entregas a partir de segunda-feira, 06/02.


Pedidos: senraygarcia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário