segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Saladas líquidas






Está aberta a temporada de caça ao calor. Para os que sofrem no verão porque têm temperaturas corporais elevadas, o cardápio está definido: sucos de vegetais e de frutas, lassis e...saladas líquidas!


Sei que os novos tempos exigem passos comedidos, consumo consciente, escolhas corretas, mas nenhum conselheiro verdadeiramente experiente e antenado com todos os lados da realidade posta na mesa vai discordar: uma centrífuga é absolutamente necessária. 


Não, o liquidificador não a substitui, só quebra o galho, o que é bem diferente.


Então, partiu para uma centrífuga de qualquer marca, cor, tamanho? Ótimo, o resultado compensa. 


Para fazer uma salada de beterrabas e cenouras, extraio na centrífuga o suco de 2 ou 3 cenouras grandes ( daquelas orgânicas, miudinhas, umas 6), uma beterraba e 2 talos de aipo. Junto 1 xícara de iogurte natural, o suco de 2 limões, 1 dentinho de alho picado bem fininho, sal e pimenta-do-reino moída na hora, umas folhinhas de orégano fresco. Misturo bem, desfrutando daquela beleza: linda cor, frescor, tonicidade.


E que tal uma salada de pepino, funcho e maçã? Passo na centrífuga 3 pepinos, 1/2 bulbo de funcho, 2 maçãs, raspa de limão ou gengibre, sal e pimenta, e acrescento umas sementinhas de coentro tostadas como toque final. Delícia, delícia... 


Para os que amam sopas quentes, como eu, a qualquer tempo, as saladas líquidas são um complemento sensacional, mas para os que queimam por combustão espontânea, recomendo beber essas saladas como prato principal. Para acompanhar, umas torradinhas de pão árabe e o caviar de berinjelas (do post "O bom humor está no prato", de 12/02/12). Alguém precisa comer mais do que isso, com esse calor?

Depois, nostalgicamente, é só soltar o velho grito de guerra, mesmo vivendo na sombra e com água fresca:


Alah-lá-ô-ô ô ô ô ô ô, mas que calor ô ô ô, ô ôô...

2 comentários:

  1. Sandra, você é uma maga! E o que é mais importante: faz magia misturando criatividade com racionalidade e arte. O máximo!

    ResponderExcluir
  2. Como sempre receitas inovadoras e deliciosas!!! Muita criatividade e coonhecimento!! Parabens!!!

    ResponderExcluir