sábado, 9 de março de 2013

Nutella? Geral gosta!




Nota prévia: estou proibida de usar aquela letrinha typewriter. Os estetas de plantão à minha volta disseram que estava muito retrô, dava um ar antiquado ao blog.
Estamos num processo de mudança, portanto. Novos tempos, começos em outras bases.  Querem saber? Confirmo a renovação como meta, mas vou devagar com a louça, ok?




O novo dress code  alimentar exige comida sem glúten, sem carne, sem açúcar. Vai ficando mais difícil, se a gente pensar nas bancas e prateleiras oferecendo junk food, mesmo que as mais refinadas. E como queremos o reino dos céus aqui na terra, um corpo são até o fim de nossos dias, energia, vigor, pique, é o jeito. Vai encarar?

Eu vou, embora não interesse a todos o meteoro que atingiu minhas panelas. E estou longe das ortodoxias, creiam-me. Caio numa farra sem constrangimento, porque sei que mereço. É uma espécie de prêmio. 

A receita de hoje é para esses dias. Bônus.

Tortinhas de Nutella® no palito! Pirulitos, a bem da verdade.

A massa: simples e incorreta, a chamada pâte brisée faz bem o serviço. Para 250g de farinha, 180g de manteiga, uma pitada de sal, 1 pitada de açúcar, 1 colher de sopa de leite, 1 gema.
Faço um montinho com a farinha, cavo um buraco no meio, e ali ponho a gema, o sal, o leite. Misturo com a ponta dos dedos. Vou juntando a manteiga. Amasso, formo uma bola, deixo descansar uma hora. Abro com o rolo, numa superfície enfarinhada. Corto as rodelas de massa, recheio com uma boa colherada de Nutella, ponho o espeto (é pra ser um pirulito!), cubro com outra rodela de massa, aperto as duas metades para fechar bem. Pincelo com clara ligeiramente batida com o garfo. Levo ao forno quente, por 15 minutos. Mirabolante? Sem dúvida, mas tem sua graça. E espere esfriar pra não queimar a língua! 

Para os menos performáticos, a quem pirulitos não convencem, vale fazer tortas tradicionais, de todos os tamanhos. Mesma massa e mesmo recheio, com ou sem grandes variações. Experimentem juntar avelãs, castanhas, frutas vermelhas, Grand Marnier e raspas de laranja...

Nenhum comentário:

Postar um comentário