quarta-feira, 18 de maio de 2011

uma palavra a quem tem fome...de palavras

Escrever para quem tem fome (de palavras ou de comida) pode ser meu gesto mais audacioso dos últimos tempos. Tomada a decisão, aqui na Bahia, começo com uma receita de pão-de-especiarias [fr. pain d'épices].  

Peço calma aos que começam a se inquietar. Não, hoje não falo da cozinha baiana. Outro dia, quem sabe.  Estar na Bahia é circunstância que me encanta, mas não me determina o gosto, a paixão, a gula. O acarajé vem depois.


O bom pão-de-especiarias é feito com farinha de centeio, mel e... especiarias. Anis estrelado, canela, cravo, pimenta, gengibre. Aqui, improviso. Fervo o mel (200g) com um pouco de açúcar mascavo, um copo d'água e 3 estrelas de anis. Deixo esfriar um pouco. Despejo sobre frutas secas e castanhas picadas. Junto a farinha peneirada com uma colher de chá de fermento em pó, outra de bicarbonato de sódio, até dar ponto. A consistência esperada é a de orelha de criança.

Asso por 50 minutos em forno pré-aquecido (200ºC). Deixo esfriar, e embrulho em papel-manteiga por 24 horas, para que se apurem os perfumes das especiarias. Fica ótimo com frutas cozidas, no inverno, com frutas frescas e sorvete, no verão. Há quem goste com patê, foie-gras e outras violências. Mas isso já é outra história.


  

Um comentário: